Cerimônias realizadas em Mucuri, Itabatã, Nova Viçosa e Posto da Mata comemoram a formatura de 816 alunos na conclusão do PROERD desenvolvido na parceria entre a 89ª Companhia Independente da Polícia Militar e Prefeitura Municipal.

A 89ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede na cidade de Mucuri, concluiu esta semana o primeiro ciclo educacional de 2025 do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, com cerimônias realizadas em Nova Viçosa, Posto da Mata, Mucuri e Itabatã, formando 816 alunos entre os municípios de Mucuri e Nova Viçosa.

O comandante da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), capitão Uendel Santana Bomfim, destacou a importância do programa e o alcance conquistado no semestre. “Somente neste primeiro semestre de 2025, o PROERD está formando 816 alunos, sendo o maior número dentre as unidades da PM da região extremo sul da Bahia. Essa formação é fruto da união entre a Polícia Militar, a escola, a família e a Prefeitura, todos comprometidos com a prevenção e a educação para a vida”, enfatizou o comandante Uendel Bomfim.

Durante a solenidade, o delegado de Polícia Civil de Mucuri, Daniel Souza, fez um apelo aos pais para que acompanhem de perto não só o comportamento dos filhos, mas também o círculo de amizades que os cercam. “A prevenção começa em casa. É preciso olhar com atenção quem está influenciando nossos filhos. Muitas vezes, os problemas não estão dentro da nossa casa, mas batem à porta por meio das amizades erradas. O cuidado constante é essencial para evitar que o mal entre e se instale”, alertou o delegado Daniel Souza.

A cerimônia foi encerrada com o juramento dos alunos, entrega de certificados e muitas homenagens, além da presença do mascote do PROERD, o Daren. O leão Daren simboliza força, coragem e resistência, inspirando os alunos a fazerem escolhas seguras e responsáveis. O clima foi de emoção e orgulho, com pais e familiares registrando cada momento da conquista. “A ação reforça o compromisso do município de Mucuri com políticas públicas voltadas à prevenção e ao fortalecimento dos vínculos familiares e escolares como estratégia de proteção à infância”, ressaltou o professor Vagner Ialy Belém, presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, órgão colegiado responsável por acompanhar e controlar a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.